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17/04/2025

Como o WhatsApp tem redefinido a experiência de compra



Estudo mostra que 70% das empresas brasileiras utilizam a plataforma para realizar vendas, o que torna a jornada do consumidor completamente diferente e mais ágil. O WhatsApp, que nasceu como uma plataforma de troca de mensagens gratuita em 2009, se consolidou como uma das ferramentas essenciais para a comunicação entre as pessoas. E foi além: criou um canal entre empresas e consumidores para impulsionar as vendas e oferecer um suporte mais ágil e personalizado. Utilizar o WhatsApp de forma estratégica é a realidade de 70% das empresas brasileiras atualmente, segundo o estudo Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station. De acordo com dados da Meta, no Brasil existem 197 milhões de usuários de WhatsApp, o segundo maior mercado da plataforma no mundo, ficando atrás apenas da Índia. Vicente Rezende, diretor executivo de marketing da empresa de soluções tecnológicas RD Station, explica que o marketing conversacional tornou-se uma peça-chave para empresas que buscam estabelecer um relacionamento mais próximo e eficiente com seus clientes. “Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes, a personalização e a agilidade na comunicação são essenciais para influenciar o processo de decisão de compra”, afirma. “O caminho para alcançar esse tipo de estratégia e melhorar a eficiência na interação com os clientes é por meio da automação. A utilização de mensagens instantâneas facilita a interação, mas também aprimora a experiência do cliente, permitindo que as marcas ofereçam atendimento, suporte e até transações de maneira mais natural e conveniente”, diz Rezende. API oficial A versão Business do WhatsApp pode ser a melhor solução para vender. Isso porque ela oferece funcionalidades que superam o básico. A API Oficial permite que as empresas atendam seus clientes de forma mais rápida e ainda incorporem ferramentas essenciais, como pagamento integrado, suporte automatizado e gerenciamento do pós-venda. “Existem tecnologias, como os chatbots, que integram canais, como site e redes sociais - Facebook Messenger e Instagram Direct -, ao atendimento via WhatsApp, tornando tudo mais prático e rápido. E ainda realizam o atendimento automaticamente”, conta Alberto Filho, CEO da Poli Digital, uma desenvolvedora de tecnologias de centralização e automação de canais de atendimento. Dicas de uso: O executivo da RD Station destaca algumas boas práticas para vender mais pelo WhatsApp. A primeira delas é criar um primeiro contato eficiente, já que muitos consumidores entram em contato antes mesmo de tomarem uma decisão de compra. Para aumentar as chances de conversão, é essencial responder rapidamente e oferecer um atendimento personalizado. A segunda é segmentar o público de forma automatizada. O envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão é uma das estratégias mais utilizadas (opção de 45% dos que vendem pelo WhatsApp, segundo a pesquisa Panorama de Marketing e Vendas 2024), o que evidencia a oportunidade significativa de otimizar esse processo. Utilizando ferramentas que permitem disparos programados, personalizados e segmentados, é possível enviar conteúdos específicos em momentos estratégicos da jornada de cada consumidor, como incentivar uma recompra, oferecer um produto novo ou retomar uma negociação, garantindo maior relevância e engajamento. A terceira dica, segundo Rezende, é automatizar as interações. O uso de chatbots permite que as empresas atendam mais clientes simultaneamente e com mais qualidade. Por fim, o empreendedor deve apostar em anúncios direcionados para o WhatsApp. “O tráfego pago é um grande aliado do comércio conversacional e os anúncios com CTA direcionando para o WhatsApp têm se mostrado uma estratégia eficaz para impulsionar vendas”, diz o diretor executivo. O CTA é geralmente um botão ou link no anúncio que convida o cliente a tomar uma ação imediata, como comprar um produto, preencher um formulário, baixar um aplicativo ou visitar uma página específica. Quando integrado a uma ferramenta de atendimento digital, esse modelo potencializa o funil de vendas consideravelmente, agiliza o atendimento e faz direcionamento, como conectar a um atendente quando necessário.

Crédito:


Cibele Gandolpho

Fonte:


DIÁRIO DO COMÉRCIO

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