Notícias | TECNOLOGIA
06/05/2024
'A inteligência artificial enxerga algo que a gente não vê'
FIQUE ATENTO!
Em seu novo livro, o especialista Eduardo Terra, da SBVC, aponta caminhos e oferece insights para os negócios, em especial os pequenos, absorverem ao máximo o potencial dessa tecnologia.
Dados, marketing, logística, entregas e, principalmente, experiência do consumidor. A inteligência artificial (IA) é a grande tendência para o varejo apontada pela NRF 2024, seja para remodelar processos, trazer mais eficiência ou hiperpersonalizar a jornada de compra.
Há quem diga que ela pode desumanizar as relações de consumo, mas a realidade é que essa tecnologia, que já existe há algumas décadas, se tornou um passo à frente em relação ao omnichannel na realidade do varejo - em especial do pequeno.
Seja para melhorar a descrição dos produtos e otimizar processos, para promover redução de custos com aumento do tíquete médio, ou até gerar campanhas de sucesso nas redes sociais, a IA passou as ser prioridade no dia a dia das operações.
É o que mostra o recém-lançado "Inteligência Artificial no Varejo" (Ed.Literare Books Internacional, 2024), livro do especialista Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Ao desmistificar questões sobre esta tecnologia emergente e apontar suas principais vantagens, Terra apresenta formas práticas de aplicação dessas ferramentas na rotina do varejo, além de destacar questões éticas e uso responsável da IA. E, claro, dá exemplos sobre como capitalizar as oportunidades que surgem com seu uso.
Aqui, mais do que capacidades técnicas, entram as tão faladas soft skills. “O varejista que tiver imaginação, capacidade de expressão, habilidade em fazer perguntas e amplo repertório de conhecimento estará em vantagem para extrair as melhores respostas da IA.”
Considerado um dos maiores especialistas em varejo do país, Eduardo Terra, além de presidente da SBVC, é sócio da BTR Educação e Consultoria e da HiPartners Venture Capital.
Também integra o conselho de grandes empresas (O Boticário, Petz, Votorantim e Ipiranga AM/PM, entre outras), é professor de cursos de pós-graduação e MBA, palestrante em eventos nacionais e internacionais sobre varejo, e autor de livros e artigos sobre varejo e consumo.
Recomendamos a leitura do livro!
Crédito:
Karina Lignelli
Fonte:
DIÁRIO DO COMÉRCIO