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27/10/2023

Pequenos negócios também precisam se adaptar ao cliente com deficiência!

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Poucos empreendedores sabem, mas os pequenos negócios são obrigados por lei a se adequarem aos consumidores com deficiência. No caso das micro e pequenas empresas, o decreto 9.405, de 2018, adapta essas obrigações legais ao poder econômico desses empresários, evitando ônus desproporcionais. De maneira geral, o decreto determina que a microempresa e a empresa de pequeno porte deverão, na relação com pessoas com deficiência, assegurar condições de acessibilidade ao estabelecimento e às suas dependências abertas ao público. Além disso, as adequações devem ser feitas seguindo as normas técnicas da legislação e da ABNT. O decreto também limita os gastos dos microempreendedores individuais (MEIs) para adaptar os negócios às pessoas com deficiência a 2,5% do faturamento do ano anterior. No caso das microempresas, o teto é 3,5% do faturamento do ano anterior, e para as empresas de pequeno porte, 4,5%. Mesmo com a legislação tratando os pequenos negócios de maneira diferenciada, os custos para deixar o espaço físico do estabelecimento acessível costuma ser um impeditivo. Contudo, nem todas as melhorias de acessibilidade envolvem as estruturas físicas. Louise Nogueira, analista de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão do Sebrae-RJ, diz que as adequações ao público com deficiência podem começar com o treinamento da equipe e com um site acessível. Esses dois pontos, segundo a especialista, devem ser os primeiros passos de uma empresa no quesito inclusão. “É preciso se dirigir de forma direta e atenciosa à pessoa com deficiência, sem infantilizá-la, e enxergá-la para além das suas necessidades. São detalhes que fazem a diferença para uma hospitalidade inclusiva”, orienta. Segundo Louise, “não é preciso gastar rios de dinheiro para receber o público com deficiência, pois pequenas atitudes, principalmente na forma de tratar o cliente, devem orientar os empresários nesse processo de acessibilidade.” A seguir, o Sebrae oferece quatro dicas básicas para o empreendedor dar os primeiros passos nessa jornada de adequação do negócio às pessoas com deficiência: 1 - A acessibilidade precisa estar internalizada no seu negócio e nos seus colaboradores com uma política de diversidade e inclusão; 2 - Tudo começa pelo atendimento: invista em um site acessível e em um atendimento baseado na hospitalidade inclusiva dos clientes; 3 - Mudanças na estrutura física da empresa podem ser iniciadas primeiro com alterações simples, para depois alcançar as que exigem mais investimentos; 4 - Procure ouvir e entender o público com deficiência para saber de que forma pode atendê-lo de maneira mais inclusiva.

Crédito:


REDAÇÃO

Fonte:


DIÁRIO DO COMÉRCIO

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