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16/10/2021

COMO RECUPERAR CLIENTES INATIVOS

CONFIRA!

Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao de mantê-los. Na relação deles com a marca, pode haver desvios, como a contratação de concorrentes, ou uma ruptura por falta de recursos em um dado momento. Para a recuperação de clientes inativos, você vai precisar de determinação e estratégias. É importante fazer um estudo do tempo médio que os clientes da sua marca tendem a ficar sem consumir para determinar quem são os inativos. Assim, você deve identificar há quanto tempo estão inativos, quais serviços e produtos costumavam adquirir e com qual frequência. A segmentação de clientes inativos em subgrupos torna mais fácil a recuperação. As pessoas que compõem esse grupo têm motivações distintas para terem deixado de solicitar seus serviços. Essa divisão pode considerar critérios como serviços ou produtos de interesse em comum, tempo de inatividade, faixa etária, motivos semelhantes listados para inatividade etc. Com a divisão em grupos, será mais fácil definir os canais para entrar em contato. Algumas pessoas têm maior receptividade por e-mail, outras por WhatsApp. Ao elaborar a mensagem, use uma linguagem que aproxime a sua marca de quem você pretende recuperar. Apresente alguma vantagem para esse retorno, como um desconto. Para definir a vantagem, estude o perfil dos inativos. Saber quais foram os motivos que levaram essas pessoas a deixarem de contatar sua empresa também é essencial para reconquistá-las. Envie uma pesquisa e enfatize o quanto é importante que os clientes inativos deem seu feedback. O pós-venda da sua companhia existe apenas para responder reclamações? Esse setor deve acompanhar o processo de uso dos serviços e produtos pelos consumidores. Certificar-se sobre a satisfação do cliente no pós-compra é fundamental. Outra questão relevante é atender com qualidade para atender mais de uma vez. Dedique tempo e orçamento para treinar seus colaboradores. Eles são o primeiro contato dos clientes com a sua marca

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