FLAUTA DOCE
A Importância da Flauta Doce na Educação Musical nas Escolas
Esta semana me questionaram sobre a importância da Flauta doce na Educação Musical, o motivo dela ser tão utilizada em escolas. Por que a flauta doce é tão indicada e trabalhada na Educação Musical em escolas?
Em relação à prática instrumental, a iniciação musical deve ser feita de diferentes formas, permitindo que a criança tenha acesso à diversidade de instrumentos musicais e suas sonoridades, composições, estruturas. A flauta doce é um excelente recurso que também pode e deve ser trabalhado, mas para isso deve haver conhecimento por parte do professor e uma metodologia adequada e prazerosa.
O educador musical deve reconhecer que flauta doce é um instrumento de sopro profissional, não apenas um recurso de iniciação musical, assim como seus alunos devem entender a flauta como instrumento musical e não um brinquedo! A flauta doce a ser utilizada pelo professor e pelos alunos deve ter qualidade! Nada de “flautinha de 1,99”!!!
O professor deve tocar bem o instrumento, com boa sonoridade, demonstrando seus ricos recursos.
Por meio da flauta doce, é possível trabalhar com os alunos a composição, execução e apreciação, apresentar as diferentes qualidades dos sons repertório e princípios básicos da escrita e da leitura musical. É um instrumento prático, portátil, relativamente barato, emite claramente, facilmente e perceptivamente as notas musicais, estimulando a percepção e discriminação sonora.
Muitos métodos são aplicáveis através da flauta doce, como por exemplo o Método Suzuki* , Método TECLA de Keith Swanwick , dentre outros.
Existe um programa muito interessante de iniciação musical desenvolvido pela Yamaha Musical chamado “Sopro Novo Yamaha“, seu objetivo é atingir professores que desejam utilizar a flauta doce como ferramenta de trabalho para sala aula. Quando questionados sobre o motivo de ser a flauta doce proposta, não outro instrumento, respondem:
“Por que a flauta doce é um instrumento que tem uma vocação natural para a musicalização. Seu som é suave e de fácil emissão, a digitação segue uma lógica simples e natural proporcionando resultado consistente num curto período além de ser um instrumento de baixo custo, acessível a grande parte da população”.
Particularmente prefiro trabalhar flauta doce com alunos ja alfabetizados, por ja estarem mais familiarizados com a leitura e por terem uma coordenação motora fina mais desenvolvida. Assim, dificuldades e estranhamento com o instrumento são menores.
É importante o professor instigar seus alunos a aprenderem, estimulando a apreciação e prazer pela música por meio da flauta doce. Nunca forçar seus alunos neste processo de aprendizagem. Instrumentos não existem para traumatizar, e sim para musicalizar!
Espero ter esclarecido um pouco!
Dúvidas, comentários? Fiquem a vontade!
Saudações Musicais!
Prof Mirella Aires Alves
por Prof Mirella Aires Alves
Prof de Música em Escolas regulares Experiência de mais de 10 anos em Musicalização Infantil. Pedagoga com foco em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho - UNESP. Formação livre em Musicalização Infantil e instrumentação em Orff pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, Formação Livre em “Musicalização através da Flauta Doce” - Sopro Novo Yamaha Autodidata em estudos relacionados ao desenvolvimento infant