ou Acessar

Revista NoTom
NoTom Online
Matérias

Busca de Conteúdo

Radar NoTom

Radar NoTom

CONTEMPLADOS SORTEIO
O Quinteto de Metais São Paulo, criado em 2001, busca o mais elevado patamar de qualidade artística, contribuindo para a criação e difusão de obras de compositores nacionais, e incentivando a criação de novos grupos de câmara. Os integrantes são solistas, cameristas e professores experientes, que já se apresentaram nas melhores salas de concerto de São Paulo, do Brasil e também do exterior.

Em 2013, o grupo lançou seu primeiro CD – Música Brasileira para Quinteto de Metais –, com apoio do ProAC (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) e da Yamaha Musical do Brasil. O repertório de seus concertos e do CD inclui obras originais e transcrições, abrangendo desde a Renascença até o Século XXI – Raimundo Penaforte, Fernando Moraes, Osvaldo Lacerda, Alexandre Brasolin e Edmundo Villani-Côrtes, são os compositores das obras do CD.

O grupo já foi “quinteto residente” na Oficina de Música de Curitiba e no Festival de Londrina, além de diversas apresentações no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Também realiza atividades sócio pedagógicas, como recitais didáticos, master classes e oficinas, estimulando o desenvolvimento artístico de instrumentistas, de grupos semiprofissionais e profissionais de comunidades e escolas. Nessa área, destaca-se a participação no Projeto Osesp Itinerante (2010, 2011 e 2013) em mais de vinte cidades do Estado de São Paulo.

Em parceria com a CAEM, o Quinteto lançou em Julho deste ano uma promoção em seu site, no qual seriam distribuídos cinco CDs autografados para quem respondesse a pergunta: “Qual é a formação mais comum de um quinteto de metais?”. 109 pessoas responderam corretamente: 2 Trompetes, Tuba, Trombone e Trompa –, e 13 responderam de forma incompleta ou incorreta. Dentre estes 109, foram sorteados os cinco ganhadores do CD autografado em um concerto realizado no dia 17 de agosto: Andressa Lima, Ernesto Vanderlei, Igor de Lima Pereira, Isac Emerick e Rachel Alquati. Parabéns aos ganhadores!Para saber mais sobre o grupo, suas atividades e outras promoções, acesse www.saopaulobrass.com.br ou acesse-o pelo Face Quinteto de Metais São Paulo. Para agendar palestras, oficinas concertos didáticos ou outras atividades pedagógico-musicais em sua escola, entre em contato pelo email contato@saopaulobrass.com.br.

Agradecemos a todos a participação, esperando revê-los em algum dos próximos concertos do Quinteto ou realizando atividades em suas escolas!

RODRIGO EBA!
Quem se lembra de nossa publicação pocket MusicAll, deve recordar dos quadrinhos que iam na última página, criação de nosso colega Rodrigo Eba!

Que surpresa ao saber de sua premiação no Anima Mundi e impossível não pedir algumas palavras a respeito da carreira: afinal além de animador, ele é músico.

“Eu não trabalhava com desenho naquela época e ainda parecia impossível sonhar em fazer animação. Eu fiz algumas tiras em quadrinhos e ofereci para várias revistas. Fiz isso como exercício, pra me forçar a fazer uma tira a cada tantos dias. A MusicAll topou, e fiz durante um bom tempo. Eram tiras baseadas em minha experiência com minha banda. Era bem legal fazer o roteiro, porque uma banda que não é conhecida passa por muitas situações chatas, mas que pelo menos servem como inspiração. Falar sobre isso nas historinhas servia até como um desabafo, uma forma de rir dessas coisas.

Em 2003, meu primo Fabio Mazaia estava terminando a faculdade de Rádio e TV e queria fazer um desenho animado como TCC. Ele me chamou para ajudá-lo. Os computadores e programas disponíveis estavam começando a ficar mais acessíveis e, sem saber, estávamos participando do nosso jeito do começo de uma virada histórica da animação no País. A animação digital tornou viável o mercado de animação no Brasil, que passou a existir muito mais forte pouco tempo depois (até então praticamente só existia animação no Brasil para publicidade). Nossa primeira animação foi feita ainda sem programas adequados e totalmente na intuição, e despertou a vontade de saber mais, de produzir mais. Fizemos mais dois outros curtas em parceria.

Em 2006 eu comecei a animar na TV PinGuim, na primeira temporada do Peixonauta, que passa no Discovery Kids. Nesse momento, eu já havia estudado muito, lido muito. Estudar animação é interessante, porque não depende só de acumular conhecimento. Somente com a prática é que começam a cair algumas fichas. O trabalho diário animando fez com que toda a informação que eu tinha acumulada começasse a fazer sentido aos poucos. Nesse mesmo ano fui chamado a integrar um coletivo de animação com graffiti chamado Graffiti com Pipoca.

Após um bom tempo, fiz na produtora um trabalho de animação para um clipe com bolachas de água e sal. Fiquei um mês trabalhando em uma sala sozinho, animando bolachas de verdade. Adorei a experiência e fiquei com vontade de fazer mais coisas em stop motion.

Em 2011 voltei a fazer um curta, uma animação com gotas d’água para um concurso do Anima Mundi, que se chama Cachoeira. Fiquei com o segundo lugar!

Agora, em 2013, estou lançando o Graffiti Dança, feito com meus amigos do Graffiti com Pipoca, pela primeira vez um curta patrocinado, e que tivemos a felicidade de ganhar já 3 prêmios: 3o lugar pelo voto popular na Mostra Mosca, em Cambuquira - MG, primeiro lugar voto popular em São Paulo no Anima Mundi e prêmio BNDES pela soma dos votos SP+RJ do Anima Mundi.”

E Viva a Arte!!!!!!

NOVAS ESCOLAS FILIADAS À CAEM: BEM-VINDAS!
Arte São Paulo (São Paulo – SP)
Casa Das Artes (Cláudio – MG)
Centro De Cultura Musical (São Paulo – SP)
Centro de Educação Musical Holanda (Goiânia – GO)
Da Capo Escola de Música (Curitiba – PR)
Ecos (Belo Horizonte – MG)
Em&Pm (São Paulo – SP)
Escola De Música Harmonia (Imperatriz – MA)
Escola Musical Karlla (São Paulo – SP)
Guitarra Virtual (Rio de Janeiro – RJ)
Le Musique (Campinas – SP)
Luarte Escola De Música (São Leopoldo – RS)
Momento Musical (Piracicaba – SP)
Oficina de Música Pri Si Lá (Santos – SP)
Projeto Musicando (São Paulo – SP)
Suonare (São Paulo – SP)

Compartilhe

Edição 40

CAEM Congresso Nacional CAEM Notícias Agenda Classificados Professores Revista No Tom Loja Parceiros Contato
Tel.: (11) 3862-5376
Email: caem@escolasdemusica.com.br
CAIXA POSTAL: 61060 - SP/SP - CEP 05001-970 Todos os direitos reservados para Escolasdemusica.com.br © 2017