ou Acessar

Revista NoTom
NoTom Online
Matérias

Busca de Conteúdo

SUCESSO

Sucesso é promover o Sucesso do outro

De uns cinco anos prá cá, tenho me perguntado quase todos os dias: “Será que existe uma receita para o sucesso, da qual eu possa bater os ingredientes no liquidificador e depois beber dela?” Dito e feito. De tanto que tenho ouvido e lido, comecei a descobrir que o conceito de sucesso se trata de uma simples combinação construída, de valores e comportamentos que são potencializados por certa quantidade de energia investida com o passar do tempo, dia após dia. Mas, que infelizmente ainda tem gente insistindo em substituir esta regrinha por uma série de hipóteses equivocadas.

           Uns chamam de motivação somada a oportunidades, outros pensam em princípios alinhados a esforço. Afinal, como será que tudo isso acontece? Ocorre que cada ser humano tem para si a sua própria “Teoria final de como alcançar o Sucesso”.

           Do mesmo modo que tem gente decidindo se faz ou não a faculdade que mais gosta, assistimos a indivíduos que estão na mesma vida há mais de uma década e que se consideram confortáveis o suficiente para se intitularem como pessoas bem sucedidas (exclusivamente sob suas próprias perspectivas). Sem esquecer é claro, dos que também atrelam ao significado de que, para ser alguém bem sucedido eu preciso “trabalhar pouco” ou “ter muito dinheiro”.

           Para uns o sucesso significa Felicidade, quando na verdade, tropeçamos em outra idéia; a de que para cada um também exista infinitas possibilidades para se definir “o que é Felicidade” e que no final das contas também geram sucesso.  Na era em que vivemos, surgem citações das mais variadas fontes e formatos e que nem sempre são confiáveis. E como não poderia perder a oportunidade, neste texto eu pretendo compartilhar com você a minha definição de Sucesso, sob a qual tenho procurado trilhar minha vida pessoal e profissional. Assim, tenho certeza que te ajudarei a SUA definição de sucesso.

           Ao estudarmos a origem dessa palavra tão atraente que convive com a gente no século XXI, mas que na verdade começou a se firmar apenas no século XV, descobriremos que ela vem do Latim: “SUCCESSUS”, que significa avanço, segmento, resultado propício e de “SUCCEDERE”, que significa vir depois, chegar perto de, nos remetendo a duas conotações interessantes:

Sucesso é o que eu faço, mas ao mesmo tempo o que eu deixo para o outro, para alguém.

É a sucessão. Em outras palavras; Sucesso é o acontecimento e também quem se beneficia dele! Eis aqui uma grande questão que nos coloca em xeque. Não aprendemos na escola a promover as realizações dos outros, pois, não sabemos claramente como alcançar as nossas. 

           Será que é possível ter uma vida bem sucedida apenas você com você mesmo?             No meu caso, prefiro acreditar que seja viável e mais saudável alcançar dois tipos de resultado, de modo que os relacionamentos interpessoais se tornem fonte de força e construção de novos horizontes e possibilidades. 

           Para isso, imagine-se escolhendo fazer o que ama, ser bem remunerado e ainda se relacionar de maneira saudável consigo e com os demais a sua volta. Será que viver este universo é possível de ser vivido mesmo em tempos de crise econômica e política? Estamos começando a entender a importância do “Empreendedorismo”, mas antes, precisamos degustar uma outra arte chamada de “Apreendedorismo”.

           Cabe aqui citar alguns itens que imperam no que diz respeito à convivência coletiva, como a Solidariedade, Empatia, Compaixão, Respeito, Esperança, Reconhecimento, Consideração, Confiança, Amizade e Profissionalismo. E mesmo que tenhamos a consciência destes pontos, possuímos grande dificuldade em desenvolvê-los como Habilidades. É verdade; temos muito o que aprender. 

           Já ouviu falar da famosa “mentalidade de escassez” ? Nossos pré-conceitos, nossa arrogância, o orgulho e toda forma de violência, seja por palavras ou reações físicas literalmente nos impedem de sermos de fato, Bem Sucedidos. 

           Por ai nas ruas, infelizmente o que se vê é um ar de indiferença disseminando cada vez mais, quando na verdade todos sentem e sabem que merecem Vencer e conduzir o outro ao mesmo lugar. Todos podem e MERECEM alcançar o Sucesso ! Porém, é preciso esforço para alcançá-lo, quanto mais para promovê-lo. 

           Porque nos isolamos ao invés de nos aproximarmos ? Porque nos individualizamos em nosso mundo particular se podemos expandi-lo e expandir o do outro ?

           Talvez, pode ser que você necessite de mais auxílio para superar um trauma emocional ou uma dificuldade com as finanças.E por isso, tem escolhido não expor isso a ninguém. É compreensível. Porém, não devemos ficar sofrendo uma vida toda como reféns de nossas próprias limitações. Entenda; todos nós precisamos uns dos outros em alguma área.

           É justamente aqui que aqueles princípios citados mais acima terão grande importância!             Promover o Sucesso do outro pode ser considerado um pequeno gesto de Generosidade, mas significa “sair da caixa”, como a decisão que o tornará em uma pessoa mais útil e realizada, assim quando você oferece alguma ajuda a alguém que passa por necessidade.

           Quando você ensina algo essencial a alguém que até então não possuía aquele conhecimento, saiba que você está alcançando o seu sucesso promovendo o sucesso do outro. E o melhor de tudo isso; Além de simples, ainda faz bem! 

           Promover o sucesso do outro nada mais é do que o compartilhar sabedoria. Pode ser como um alimento muito nutritivo para quem tem fome e que seus olhos nos mostram a sede por aprender a SER quem realmente querem ser; Pessoas de Sucesso.

Identifique de que forma você pode fazer isso. 

Lembre-se;

Pessoas bem sucedidas dedicam-se em promover o Sucesso do outro!



por Matheus Portela

Matheus Portela é Músico e Educador. Por meio de seus artigos e palestras sobre Educação, Desenvolvimento Humano e Princípios de Liderança, vem inspirando jovens e adultos pelo Brasil a mudarem positivamente o rumo de seus próprios destinos.

Compartilhe

Outras Exclusivas

SOBRE HERÓIS E MITOS

OPINIÃO JOSÉ PASTORE

AGORA OU NUNCA

Faltam heróis

Corrupção padrão Fifa

A FARSA DO FACEBOOK

TERCEIRIZAÇÃO

TERCEIRIZAÇÃO

CRISE

RELAÇÕES DO TRABALHO

COMENTÁRIO

ECONOMIA

REFLEXÃO: FÉRIAS PARA ESCOLAS DE CURSOS LIVRES

DIA DO PROFESSOR

TECNOLOGIA

SOCORRO! MEUS ALUNOS SÓ QUEREM SABER DAS MÚSICAS QUE ELES CURTEM!

"VOCÊ É UM VENCEDOR OU UM PERDEDOR?"

Equilíbrio e Força

Promoção e Poder

Do lápis ao rojão

Comportamento Seguro

Comportamento

Um Instante, Uma Palavra

Teimosia Empreendedora

Empreendedores

CAEM Congresso Nacional CAEM Notícias Agenda Classificados Professores Revista No Tom Loja Parceiros Contato
Tel.: (11) 3862-5376
Email: caem@escolasdemusica.com.br
CAIXA POSTAL: 61060 - SP/SP - CEP 05001-970 Todos os direitos reservados para Escolasdemusica.com.br © 2017