ou Acessar

Revista NoTom
NoTom Online
Matérias

Busca de Conteúdo

TECNOLOGIA

A MÚSICA E A EVOLUÇÃO CIBERNÉTICA

Há um tempo venho pensando sobre o modelo de ensino aplicado nas escolas de música na sua grande maioria e cheguei a conclusão que não precisamos de um modelo e sim de uma readequação aos novos consumidores (alunos) que entram numa escola de música procurando cursos/aulas.

Analisando o atual aluno e suas pretensões com relação ao aprendizado da música, percebi que houve uma grande mudança nos dez últimos anos.

Sabemos que antes da internet, o que tínhamos de material de música eram os métodos, livros e revistas de bancas de jornais (com cifras) como material pedagógico. Ainda tínhamos fitas cassetes (VHS) que complementavam um material de áudio/visual e suas vídeo-aulas confusas e (algumas) “sem pé nem cabeça”. Era um mercado fechado, calado e que parecia que não acontecia algo muito importante já há algum tempo, pois bem....

Em meados dos 2000 tivemos a disseminação da internet e os planos com alta velocidade se espalhando pelo Brasil.

Lembro-me de quando vi um site repleto de músicas em formato MIDI, passei a madrugada inteira baixando os arquivos, pois achava que iriam se “esgotar” e então logo providenciei uma quantidade enorme de disquetes para salvá-los e guardá-los (além do HD do computador) – dias de glória que hoje dou risada só de lembrar, alguns micos...

Mas enquanto eu pagava esses micos e me divertia com a atual tecnologia, tinha uma galerinha que nascia e que logo dominaria esta linguagem e que hoje são mestres no assunto (e continuam nascendo muito mais desses ou mais “avançados”).

Hoje não vivemos mais sem ela e com ela podemos praticamente comandar praticamente quase toda nossa empresa de casa. E vem mais por ai (falo da tecnologia virtual).

Não seria diferente com a música e as atuais tecnologias que se dispõem para o setor da educação musical.

Hoje temos vários softwares que devem ser inseridos em sala de aula, plugins, instrumentos virtuais, plataformas de áudio e tanta parafernália de ferramentas que até nos perdemos na escolha.

Há os aplicativos também que favorecem os aparelhos móveis (celulares e tablets) e que deixam a grande maioria ligada a esse mundo de “pessoas de cabeças abaixadas” (entenderam a piada?).

Uma coisa eu sei e digo é que esta situação é irreversível. Às vezes sinto saudades de alguns alunos que chegavam na sala de aula com seu caderno pautado cheio de anotações, rascunhos, notas, observações...

Temos agora a função de correr contra o tempo, nos atualizarmos constantemente e ainda estar preparados para mais tecnologias e sem nos assustar, pois o que tínhamos antes comparado ao que temos agora, facilitou e muito nossa vida atual, porém como falei, sentimos saudades de vez em quando!!!

Hoje o aluno quer tudo muito rápido (devido a tecnologia trazer várias coisas rápidas), quase sem tempo para estudar (ou nenhum). Esse perfil de aluno tem sido cada vez mais constante e não sabemos se isso mudará nosso conceito de ensinar e/ou como aplicar um ensino musical sem perder a qualidade

Meu conselho aos atuais professores e diretores é: ”Estejam atentos e atualizados com o seu público ou lamentavelmente, ficarão para traz e o fim de sua escola poderá ser drástico e fatal”

por Joel Soares Costa

Diretor Escola Musicando (SP)

Compartilhe

Outras Exclusivas

SOBRE HERÓIS E MITOS

OPINIÃO JOSÉ PASTORE

AGORA OU NUNCA

Faltam heróis

Corrupção padrão Fifa

A FARSA DO FACEBOOK

TERCEIRIZAÇÃO

TERCEIRIZAÇÃO

CRISE

SUCESSO

RELAÇÕES DO TRABALHO

COMENTÁRIO

ECONOMIA

REFLEXÃO: FÉRIAS PARA ESCOLAS DE CURSOS LIVRES

DIA DO PROFESSOR

SOCORRO! MEUS ALUNOS SÓ QUEREM SABER DAS MÚSICAS QUE ELES CURTEM!

"VOCÊ É UM VENCEDOR OU UM PERDEDOR?"

Equilíbrio e Força

Promoção e Poder

Do lápis ao rojão

Comportamento Seguro

Comportamento

Um Instante, Uma Palavra

Teimosia Empreendedora

Empreendedores

CAEM Congresso Nacional CAEM Notícias Agenda Classificados Professores Revista No Tom Loja Parceiros Contato
Tel.: (11) 3862-5376
Email: caem@escolasdemusica.com.br
CAIXA POSTAL: 61060 - SP/SP - CEP 05001-970 Todos os direitos reservados para Escolasdemusica.com.br © 2017