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Conselhos, qualidades e dificuldades de grandes Empreendedores brasileiros

Miguel Krigsner - O Boticário (e não apenas Boticário)
É fundador do grupo O Boticário, que começou como uma farmácia de manipulação em Curitiba (PR), em 1977. Atualmente, o grupo conta com cerca de 3.200 lojas da marca no Brasil, sendo 900 franqueadas, e gera aproximadamente 22 mil empregos diretos e indiretos. O grupo tem mais três marcas – Eudora, quem disse, berenice? e Skingen Inteligência Genética.

Alexandre Costa - Cacau Show
Fundador da Cacau Show, criou a empresa em 1988, com 17 anos, no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Atualmente, o grupo conta com 1160 franquias em todo o País e faturou R$ 1,2 bilhão em 2011.

Carlos Martins - Wizard escola de idiomas
Fundador da rede de escolas de idiomas Wizard, que abriu as portas em 1977, em Campinas (SP), e atualmente conta com 1200 filiais no País e unidades nos Estados Unidos, Japão, México, Irlanda, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Costa Rica, China e Panamá, Martins é autor do livro Desperte o milionário que há em você, lançado em maio de 2012 e que conta com cerca de 50 mil cópias vendidas.

Julio Vasconcelos - Peixe Urbano
Co-fundador do site Peixe Urbano, criou a marca de compras coletivas em março de 2010, com outros dois amigos. A marca, que conta com cerca de 20 milhões de usuários cadastrados no Brasil, Argentina, México e Chile, já conta com três linhas de negócio: compras coletivas, reservas on-line e delivery de comida em casa.

Gustavo Caetano - Samba Tech
Fundador da Samba Tech, é atualmente o CEO (presidente) da empresa, líder em soluções para vídeos online na América Latina. Foi considerado o CEO do ano pela revista Pequenas Empresas Grande Negócios, em 2009. É presidente da Associação Brasileira de Startups.

Celso Magalhães - Georadar
Fundador do Grupo Georadar, especializado na prestação de serviços de levantamentos geofísicos, monitoramento e diagnóstico ambiental e geotécnico para a indústria petrolífera e mineral, detém 60% do mercado nacional e presta serviços para OGX, Petrobras, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e British Petroleum BP).

CONSELHOS PARA EMPREENDEDORES
Miguel Krigsner:
Empreender é correr riscos. O ideal seria sempre termos em mãos todas as informações possíveis, mas isso é um sonho. E, como nunca teremos todas as respostas, é preciso ter coragem de sair do plano. Além disso, é necessário ter muito claro onde se quer chegar com a empresa – o empreendedor que deseja crescer não pode ver o seu negócio apenas como um ganha pão, mas trabalhar sempre com metas. Finalmente, é imprescindível a preocupação com a qualidade do produto ou serviço prestado pela empresa e com o bom relacionamento com os clientes. Manter um relacionamento duradouro com os consumidores, respeitando suas diferenças, entendendo suas expectativas e antecipando os seus desejos são premissas constantes na evolução da empresa. É por meio deles que o empresário terá sucesso.

Alexandre Costa:
Antes de tudo se deve acreditar no negócio, naquilo que você está se empenhando e propondo a fazer, e se dedicar completamente a ele. Durante a administração do negócio, certamente o empreendedor vai se deparar com inúmeros desafios e situações de pressão com as demandas. Você lida com um universo de acontecimentos muito grande, com fornecedores, clientes, funcionários e agentes externos que podem dificultar ou melhorar a situação. A persistência é uma virtude extremamente importante e é o pilar de sustentação do empreendedor.

Carlos Martins:
Em primeiro lugar a pessoa precisa conhecer seu próprio talento empreendedor e escolher uma área de atuação comercial com alta demanda de consumo. O autoconhecimento é fundamental para a escolha certa do negócio, para trabalhar com aquilo que o indivíduo gosta de fazer e tem potencial de crescimento. Acredito em sucesso composto por sete etapas: objetivo, estratégia, plano de ação, execução, avaliação, correção de rumo, resultado. Julio Vasconcelos Acredito que para ter sucesso, mais importante do que ter uma boa ideia é a execução dela. Para isso, o ingrediente principal é a formação de uma equipe excepcional, com profissionais que possuam experiências e talentos complementares, que trabalhem bem juntos e que tenham aquele espírito empreendedor – aquela vontade insaciável de querer melhorar sempre.

Gustavo Caetano:
Ousadia, pró-atividade, descentralização e acima de tudo amor pelo que se está construindo.

Celso Magalhães:
Não sei se qualidades, mas características. Preparo, disciplina e persistência. As coisas raramente dão certo da primeira vez! O empreendedor também deve ser afeito ao risco. O risco é inerente a qualquer negócio embora passível de ser ponderado a cada momento. Há níveis de risco que o negócio suporta, há outros a que o negócio sucumbe. O planejamento deve contemplar essa variável. Todas essas características embora necessárias não são suficientes separadamente. Em conjunto elas se traduzem em performance e competitividade.

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