ou Acessar

Destaque
Outras Notícias

Notícias | RESULTADO

Resultado Sorteio Promoção Matrícula Premiada CAEM

Notícias | INFORMAÇÃO

Como patrão e empregado enxergam a empresa no pós-pandemia

Visão

Notícias | INFORMAÇÃO

Governo pretende destinar R$ 15 bi ao BEm e Pronampe

CONFIRA!

Notícias | INFORMAÇÃO

Pronampe: MPEs já podem pedir ampliação de carência na Caixa

CONFIRA!

Notícias | INFORMAÇÃO

10/04/2021

UMA BOA PROSA

Dicas

UMA BOA PROSA

 

“Costumo dizer que quem conversa mais tem mais sorte. Por quê? Especificamente no ambiente empreendedor, mesmo uma conversa despretensiosa com um amigo, cliente ou fornecedor pode servir de inspiração para melhorar o seu negócio. O importante é estar aberto a novas ideias, que às vezes surgem das situações mais inusitadas.

Sempre defendo que o empreendedor se aprimore permanentemente. O comprometimento com a qualificação é um dos comportamentos mais importantes que o proprietário de um negócio deve ter. Contudo, saber se relacionar é fundamental para donos de empresas de qualquer porte. É necessário se comunicar e fazer networking.

Aquele que se acha conhecedor de tudo e dono da verdade mais cedo ou mais tarde acaba se isolando. Ele tende a se acomodar e a consequência é o negócio estagnar. A pior coisa para uma empresa é andar de lado.

Mas ressalto que conversar é saber ouvir. De nada adianta só você falar, só você mostrar sua opinião e querer impor aquilo que você já sabe. Tentar fazer do outro o eco do seu ponto de vista não acrescenta nada. Quem não ouve, não desenvolve sua capacidade de empatia. Sem empatia não dá para perceber o que o cliente quer e você não vai conseguir atendê-lo plenamente.

A rede de relacionamento se forma com a participação em eventos (na pandemia, em ambiente online), conexão com entidades ligadas ao ramo de atuação, uso de mídias sociais, entre outras possibilidades.

Com o tempo, o empreendedor vai perceber também que sua rede de relacionamentos pode ser aprimorada. Porque são os contatos estratégicos que vão criar maiores afinidades, oportunidades de negócio e amizades.

Destaco o caso de um fabricante de calçados de Birigui, interior de São Paulo, cujas instalações foram danificadas por um incêndio anos atrás. Enquanto o local era reconstruído, sua produção foi transferida a outras empresas da região, permitindo a sobrevivência da marca, resultado da rede de contatos e amizades.

Não se feche em uma bolha. Seu empreendimento agradece.”



Compartilhe

CAEM Congresso Nacional CAEM Notícias Agenda Classificados Professores Revista No Tom Loja Parceiros Contato
Tel.: (11) 3862-5376
Email: caem@escolasdemusica.com.br
CAIXA POSTAL: 61060 - SP/SP - CEP 05001-970 Todos os direitos reservados para Escolasdemusica.com.br © 2021