ou Acessar

Destaque
Outras Notícias

Notícias | FESTIVAL

FESTIVAL CAEM 2020 ONLINE

UM SUCESSO!

Notícias | COLABORADOR

TOM COELHO

TRISTE NOTÍCIA

Notícias | FESTIVAL

CONHEÇA O FESTIVAL #CANTASP

Oportunidade para todo o Estado de São Paulo!

Notícias | FESTIVAL

FESTIVAL CAEM 2020

AGENDEM-SE!

Notícias | HOMENAGEM

01/06/2020

OELA - RUBENS GOMES DEIXA SAUDADES...

RUBENS GOMES DEIXA SAUDADES...



Morre Rubens Gomes, fundador da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia

O ativista, músico e luthier Rubens Gomes, de 60 anos, morreu na noite dessa quinta-feira, 28, em Manaus, vítima de uma parada cárdiorespiratória. Rubão, como era conhecido, foi o fundador da Oela (Oficina Escola de Lutheria da Amazônia) criada em 1998 para ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social no bairro Zumbi dos Palmares, na zona leste da capital.
Em 20 anos, a Oela formou 2.300 alunos e passou a se dedicar as causas ambientais transformando-se na primeira lutheria do mundo a trabalhar com madeiras amazônicas certificadas com o selo FSC (Forest Stewardship Council) de cadeia de custódia.

Para dar conta de ajudar as comunidades carentes, Rubão conseguiu articular parcerias para atuar na área educacional com o Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) e o Coletivo Coca- Cola oferecendo cursos de informática, preparação para o mercado de trabalho, curso de Libras entre outros.
A organização também passou a atuar com o projeto ESS (Esporte Educacional e Sustentabilidade) patrocinado pela Petrobrás por meio do programa Petrobrás Socioambiental, oferecendo práticas esportivas como taekwondo, remo e esportes coletivos, além de educação socioambiental para crianças e adolescentes do bairro Mauazinho, zona leste.
Seu trabalho não se limitou a Manaus. Ele implantou um projeto no arquipélago do Bailique, no Amapá. Rubão se uniu às comunidades daquela região para a produção de açaí de maneira sustentável, gerando oportunidade de renda.
Em uma declaração marcante ao receber a Medalha de Honra ao Mérito na ALE (Assembleia Legislativa do Amazonas) em 2015, Rubão expôs os motivos de sua dedicação: “A transformação social só será possível em nosso país se todos fizerem sua parte, e nós escolhemos fazer a nossa parte”.

Em novembro de 2018, Rubens Gomes foi submetido a um transplante pulmonar na cidade de Porto Alegre (RS) e chegou a ficar um ano e oito meses distante de Manaus para cumprir o tratamento. Mesmo com todas as complicações de saúde, Rubens retomou o curso de luteria em 2019 após dois anos de paralisação das atividades. O novo projeto retornou com apoio da Brazil Foundation e patrocínio do Basa (Banco da Amazônia).

Rubens deixa a viúva Jessica Santos, que é coordenadora geral de projetos da OELA. Ele não tinha filhos.  

A CAEM teve a oportunidade de receber Rubens em 2 momentos: em 2011, como expositor de seus trabalhos, no 7º Encontro Nacional das Escolas de Música, e no I Congresso Nacional CAEM (2014), onde foi homenageado com o TROFÉUS DESTAQUE CAEM pelo seu Projeto Sócio Ambiental Musical.



Compartilhe

CAEM Congresso Nacional CAEM Notícias Agenda Classificados Professores Revista No Tom Loja Parceiros Contato
Tel.: (11) 3862-5376
Email: caem@escolasdemusica.com.br
CAIXA POSTAL: 61060 - SP/SP - CEP 05001-970 Todos os direitos reservados para Escolasdemusica.com.br © 2020