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29/01/2018

WHATS PARA EMPRESAS

WhatsApp para Empresas já chegou no Brasil

Faz quase três anos que estudo, aplico e faço treinamentos e palestras sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de vendas e fidelização de clientes. Segundo uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, 74% dos usuários ativos do WhatsApp no Brasil têm interesse em se comunicar com marcar ou empresas pela plataforma de mensagens.

 Os alunos estão cada vez mais exigentes e as empresas (escolas), principalmente as pequenas, precisam ficar atentas as mudanças. Os alunos cada vez mais...

- Pesquisam duas, três ou mais escolas antes de matricular-se.

- Sabem o que querem comprar, qual o curso.

- Buscam relacionamento através de um atendimento Gourmet.

- Exigem um atendimento pós venda.

- Possuem nova comunicação, como por exemplo o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp.

- Querem agilidade na compra, no pagamento e no recebimento do produto.

Como especialista e consultor em vendas, é maior preocupação no uso desta ferramenta é a falta de preparo dos profissionais. É uma ferramenta poderosa de apoio em vendas, suporte e fidelização de clientes, mas não pode ter o mesmo “fim” que teve o telemarketing. Os consumidores têm medo de deixar o número de um telefone em uma loja, não querem receber ligações de profissionais “robotizados” ou despreparados.

O Facebook pagou 16 bilhões de dólares para adquirir a aplicativo WhatsApp e lançou no Brasil no dia 25 de janeiro o WhatsApp Business. Um aplicativo novo já disponível no Brasil, por enquanto apenas para o sistema operacional Android com foco para atender quem mais precisa – as pequenas empresas. E o melhor, é gratuito! Mas ninguém sabe dizer ainda, se alguns recursos serão pagos no futuro, como é feito nas páginas de empresas no Facebook para impulsionar anúncios.

As principais funções deste novo aplicativo são:

- Facilita a interação com os clientes, gerando confiança.

- É possível automatizar através de respostas automáticas e prontas, facilitando e oferecendo agilidade aos clientes. Por exemplo para habilitá-las em dias que a loja estará fechada como feriados, domingos e fora do horário de funcionamento.

- Os clientes terão acesso as informações comerciais do seu negócios, como por exemplo, descrição da empresa, endereço da loja, e-mail e site.

- Você poderá desenvolver respostas rápidas ou até mensagens que vendem ou perguntas que vendem, para reutilizá-las para responder as perguntas mais frequentes.

- Para a gerência e vendedores, o novo aplicativo oferece também estatísticas do fluxo de mensagens com gráficos. Será possível ter acesso aos resultados de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Para quem já usa ou deseja usar o WhatsApp ou WhatsApp Business em vendas, escrevo seis regras poderosas para potencializar os seus resultados.

1º Use o aplicativo para relacionar-se com os clientes.

A venda deve ser consequência. Para uma loja de shopping, por exemplo, podem informar os clientes sobre eventos que acontecem na região, lançamento de filmes no cinema do shopping, melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas como a Páscoa, dia do consumidor, dia das mães e outras. Ao lembrar das datas comemorativas, os clientes lembram que precisam comprar presentes. No caso de uma escola, ofereça conteúdo relevante sobre os cursos que você oferece, existentes no seu portfólio. Para o aluno que acabou de fazer a matrícula, tenha um cronograma de mensagens para enviar até o primeiro dia de aula, o aluno deve ter a sensação que você está preocupado com ele e não apenas com novas matrículas.

2º Só envie mensagens se o motivo for de interesse do destinatário.

Se a finalidade é relacionamento, a mensagem tem que de alguma forma, parecer personalizada. Uma das dicas é criar a lista de transmissão separando os clientes pelo sexo, masculino e feminino, perfil de interesses ou por frequência de visita ao seu comércio. Quanto melhor o filtro, mais personalizada as mensagens serão.

3º Texto profissional.

Cuidado com o uso de gírias, “memes”, assuntos polêmicos, imagens e outros. O texto deve ser profissional e isso não quer dizer formal. Antes de enviar leia duas ou mais vezes e peça para um colega também ler e revisar, além de sugerir mudanças. Escreva da forma como o desejado pelo perfil dos seus clientes.

4º Foco no objetivo.

O objetivo principal do relacionamento via aplicativo é ma

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