ou Acessar

Destaque
Outras Notícias

Notícias | Yamaha

EXCLUSIVO PARA FILIADOS CAEM

CONCURSO NACIONAL DE PIANO YAMAHA

Notícias | FESTIVAL

FESTIVAL DE BANDAS

FESTIVAL DE ESCOLAS DE MÚSICA EXPOMUSIC 2017

Notícias | PROMOÇÃO

RESULTADO ESCOLAS SORTEADAS

PROMOÇÃO MATRÍCULA PREMIADA

Notícias | promoção

RESULTADO ALUNOS SORTEADOS

PROMOÇÃO MATRÍCULA PREMIADA

Notícias | EDUCAÇÃO

01/11/2016

EDUCANDO ATRAVÉS DA MÚSICA

Conservatório Pernambucano de Música faz 86 anos com mais de 2.100 alunos e 160 professores



á são 86 anos de história e de um grande serviço prestado à música erudita e à música popular de Pernambuco. O Conservatório Pernambucano de Música mantém a sua missão de formar novos músicos, de apoiar a pesquisa e difundir a produção musical do nosso estado. A grande mudança nos últimos anos foi a maior visibilidade que o CPM passa a ter junto à Sociedade, com um trabalho mais amplo de difusão musical.

“O Conservatório sempre teve uma tradição de guardião da música erudita. Mantivemos esse papel, mas abrimos espaço para uma música popular de boa qualidade, que é tão importante quanto e que precisa de difusão”, conta a gerente geral do CPM, Roseane Hazin.

Ex-aluna, professora e supervisora de Piano e Teclados, chefe de unidade pedagógica e gerente de Ensino, Pesquisa e Difusão, na gestão passada, ela cumpriu todas as etapas dentro do Conservatório e sabe bem o papel dos eventos realizados nas próprias instalações do CPM ou nas apresentações em teatros, escolas ou mesmo em espaços públicos.
“A música erudita e instrumental tem uma dificuldade de mercado, pois não tem essa característica de música “chiclete” que cola nos ouvidos. A gente precisa abrir também um espaço para essa música, que é muito boa e que é representativa na cadeia produtiva de Pernambuco”, afirma.
Desde os anos 80 o Conservatório conta com o tradicional Quartas Musicais, hoje consagrado como o principal espaço da música erudita no estado. Em 2008, quando o CPM consolidava a “abertura” para a música popular, foi criado o Cesta de Música, que acontece às sextas, mais voltado para cantores, instrumentistas e grupos populares e folclóricos.

Os dois eventos são realizados no Auditório e Estúdio Cussy de Almeida, nas próprias dependências da escola. Há ainda o Palco para Todos, criado em 2009, que tem um caráter mais descontraído e acontece no palco localizado ao lado da Biblioteca Henrique Gregori.

A essas apresentações, se juntam os eventos pontuais que acontecem ao longo do ano e que possuem o “selo de qualidade” do CPM. Como a comemoração do Dia do Choro, o Festival de Música Instrumental, am­bos no primeiro semestre, a curadoria do palco erudito no Festival de Inverno de Garanhuns, o Encontro da Prática Instrumental do Frevo, que, segundo Roseane, “as pessoas estão pedindo para que isso faça parte do calendário” e a Semana da Música, que acontece sempre no final de novembro.

 “Este ano, faremos as comemorações de 21 a 25 de novembro. Muita gente se inscreveu, grupos n

Compartilhe

CAEM Congresso Nacional CAEM Notícias Agenda Classificados Professores Revista No Tom Loja Parceiros Contato
Tel.: (11) 3862-5376
Email: caem@escolasdemusica.com.br
CAIXA POSTAL: 61060 - SP/SP - CEP 05001-970 Todos os direitos reservados para Escolasdemusica.com.br © 2017